quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Um fato e uma reflexão: Não fazer nada

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Notícia: A meditação da insensatez
Fonte: Época
Data: 15/11/13
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu sempre ouço por aí as pessoas dizendo o quanto é importante ter alguns momentos de ócio no dia, de não fazer nada, não pensar em nada, não se preocupar com nada... De como isso tudo é essencial para a produtividade.

Eu até concordo que isso é importante, mas hoje eu queria refletir sobre um outro lado disso: até que ponto esses momentos de ócio colaboram e passam a se tornar um problema? Não me parece tão difícil que, num piscar de olhos, a gente perca a noção entre o fazer nada e o produzir algo.

Quando se trabalha com criação isso é ainda mais evidente. Muitas vezes, aquele ócio criativo para buscar referências e repensar algumas escolhas acaba virando procrastinação. Começamos a empurrar com a barriga e um prazo próximo do fim passa a se tornar um o único fator de motivação para a conclusão do trabalho.

Antes de qualquer coisa, é preciso estar ciente da razão do ócio e do seu tempo de duração. Em seguida, temos que verificar quais outros fatores de resistência estão impedindo a continuidade. Se estamos apenas relaxando por um tempo, mas as ideias continuam fluindo e o trabalho caminha bem, não há com o que se preocupar! Esse descanso é até recompensador e ajuda a prosseguir.

Por outro lado, se o ócio é uma desculpa para não terminar, seja porque o trabalho é chato ou porque estamos sem vontade, aí é preciso seguir apenas quando a resistência é limada da frente.

Se está chato, o que posso fazer para deixar mais agradável? Uma posição diferente? Um local diferente? Ou quem sabe uma recompensa no final?

Se não há ideias, que tal fazer uma pesquisa sobre o que estamos fazendo?

O resultado não está ficando bom? Aí já é o caso de mostrar para alguém, pois uma segunda opinião pode colaborar e ajudar a seguir por caminhos que ainda não foram pensados.

Soluções para nossos bloqueios existem aos montes, mas acredite: deixar o prazo estourar pode até motivar, mas não garante que o resultado seja o desejado. Aí, dá-lhe frustração e insatisfação gerando novas fontes de bloqueio lá na frente.

Então, veja só, se for pra ficar sem fazer nada que seja com a consciência tranquila! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!